sábado, 14 de março de 2009

SUBSÍDIO LIÇÃO 11. Escola Dominical

As Cidades de Refúgio.
Chegamos a um ponto de nossa Lição deste trimestre em que pareçe não ter expressão alguma, pois já estudamos sobre as batalhas e vitórias do povo de Israel liderados por Josué, podemos presenciar os milagres de Deus, a herança alcançada e a prova da fidelidade do nosso Grande e Poderoso Deus! Não obstante o assunto pareçer ter menor importância, veremos claramente o senso de justiça de Deus,(Ap 16.7; 1 Jo 1.9) condenar o culpado e absolver o inocente, pois Ele mesmo estabeleçe um código penal para o homicídio culposo(sem intenção de matar,sendo consequência de uma ação descuidada). De acordo com as instruções da Lei outorgada por Moisés, as seis cidades de refúgio deviam ser separadas e santificadas para acolher todos aqueles que fosse réus de homicídios involuntários. (Dt 19.1-10) ( Nm 35.13-15). O fugitivo, perante o conselho de ançiãos e diante de toda a congregação seria julgado e teria que provar sua inocência. Morrendo o sumo sacerdote podia voltar livremente para a sua terra em segurança!
Vejamos as lições espirituais que poderemos aplicar em nossas vidas através desta Lição!
TEXTO ÁUREO: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na angústia" Sl 46.1
Refúgio: Lugar onde alguém fica em segurança, abrigo, amparo, proteção. ver Sl 57.1
Fortaleza: Qualidade de ser forte, vigor, força moral, energia, firmeza, constância, fortificação, solidez, segurança. ver 1 Co 1.25
VERDADE PRÁTICA: "Assim como as cidades de refúgio de Israel, Jesus é a nossa segurança; abrigo e socorro em todas as circunstâncias da vida".
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Js 20.1-6
1. AS CIDADES DE REFÚGIO E SEUS PROPÓSITOS
ver Ex 21.13
Moisés designou três ao oriente do jordão:Bezer, Ramote, Golâ. Josué designou as outras três a oeste do rio: Quedes, Siquém e Quiriate-Arba(Hebron). O homicida podia refugiar-se em qualquer destas cidades, se conseguisse chegar sem que o vingador do sangue o alcançasse e o matasse. - Vingador do sangue: Parente mais próximo de uma pessoa assassinada.A Lei Mosaica permitia que o parente mais próximo matasse o assassino ver Nm 35.16-21.
O criminoso não deveria deixar a cidade até a morte do sumo sacerdote:
ver Nm 35.26-28
Da mesma maneira enquanto estamos sob a proteção de Deus, o inimigo não poderá de forma alguma fazer algum mal para a nossa vida (Sl 91.1-10). Mas quando saímos por conta própria do refúgio de nosso Deus, estamos a mercê e poderemos a qualquer momento sermos tragados por Satanás! (1 Pe 5.8).
* 3 CARACTERÍSTICAS DESTAS CIDADES:
-Acesso fácil: ver Ef 3.12
-Assassinos criminosos não poderiam entrar: ver Ap 22.15
-Ficavam em regiões altas: ver Hb 3.19
2. O SENTIDO FIGURADO DAS CIDADES DE REFÚGIO
Na vida espiritual estávamos condenados a perdição (Rm 3.23), mas encontramos um refúgio em Jesus (Jo 3.16) Estamos espiritualmente nestas cidades de refúgio!
Quedes: Santo ou Santuário - Refúgio para o impuro (Is 6.5-7)
Siquém: Ombro - Refúgio para o cansado (Is 40.29)
Hebrom: Comunhão - Refúgio para o que está longe (Ef 2.13)
Bezer: Fortaleza - Refúgio para o fraco ( 2 Tm 2.1)
Ramote: Exaltado - Refúgio para o humilhado ( Lc 14.11; Tg 4.10)
Golã: levou cativo - Refúgio para o escravo ( Ef 4.8 )
Boa aula à todos os professores!
Ev. Rodrigo Alves

Nenhum comentário: