sábado, 20 de março de 2010

SUBSÍDIO LIÇÃO 12: Escola Dominical



VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR




TEXTO ÁUREO: "Em verdade que não me convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor" 2 Co 12.1


*VISÃO: Ato ou efeito de ver, o sentido da vista.
*REVELAÇÃO: Manifestão, prova, testemunho, declaração de coisa que estava em segredo.
*ESPIRITUAL: Relativo ao espírito, incorpóreo.
*FÍSICO: Relativo à física, material, corpóreo.
Muito embora neste capítulo o Apóstolo Paulo, tem em mente mais uma vez responder aos críticos e provar o seu chamado apostólico, ele usa de modéstia ao se referir a si mesmo na terceira pessoa, revelando uma experiência espiritual extraordinária e demonstrando mais uma vez que não precisava se orgulhar de nada disso!
VERDADE PRÁTICA: As experiências espirituais são importantes, mas não devem ser o principal requisito para o reconhecimento ministerial de um obreiro.
Não podemos deixar de salientar o perigo de "se deixar levar" por supostas visões e revelações espirituais em detrimento à Palavra de Deus(única regra de fé infalível). Se por um lado existem aqueles que não acreditam no mundo espiritual, existem também aqueles que "banalizam", atribuindo à Deus todo e qualquer tipo de "experiência" espiritual. O que sabemos que paralelamente ao mundo físico, existe também o mundo expiritual. Sigamos o conselho do Apóstolo Paulo. ver Gl 1.8
1.A GLÓRIA PASSAGEIRA DE SUA BIOGRAFIA
*BIOGRAFIA: Descrição ou história da vida de uma pessoa.
Ao analisarmos a história de vida de Paulo, vemos que
-Seu nome: Paulo(significa pequeno)="Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus" 1 Co 15.9
-De perseguidor à Apóstolo: At 8.3 - At 9
-Realizou viagens missionárias: At 13 ao 20
-Enfrentou a fúria de opositores em Jerusalém: At 21.17 - At 23.35
-Foi preso em Roma por causa do evangelho: At 27 - 28
-Provavelmente foi executado em Roma em 67 d.C no tempo de Nero
"Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor". 2 Co 10.17


2. A GLÓRIA DAS REVELAÇÕES E VISÕES ESPIRITUAIS
* Antigo Testamento. O hebraico bíblico possui diversas palavras que correspondem ao termo "revelação" na língua portuguesa. Contudo, o vocábulo gālâ, isto é, "descobrir", "revelar", "tirar" é usado em sentido reflexivo com o significado de "desnudar-se" ou "revelar-se", como por exemplo, na revelação de Deus a Jacó (Gn 35.7). A Septuaginta (LXX) traduz o vocábulo na passagem citada por "epephánē", "manifestação", "aparição", ou "revelação" (epifania).
* Novo Testamento.
O grego neotestamentário emprega a palavra "apokalypsis" com o sentido de "revelar" ou "desvendar". Lucas (2.32), por exemplo, a emprega com a conotação de "tirar o véu", "revelar" – "phōs eis apokalypsin". Em seu aspecto geral ou particular, revelação sempre estará atrelada aos conceitos de "manifestar", "tornar claro", "tirar o véu", "dar a conhecer" (Rm 16.25).
-OS MEIOS DA REVELAÇÃO
Revelação Geral:
=A natureza: Sl 19.1
=O próprio ser humano: Rm 1.20
=A própria Bíblia: 2 Tm 3.16
=A encarnação do verbo( Jesus ): Hb 1.1
Revelação particular de Deus: A revelação particular diz respeito às palavras e aos feitos divinos como, por exemplo, quando o Senhor revelou seu nome (Êx. 2), ou ao chamar Abraão para ser o "pai" do seu povo, e também quando libertou os israelitas da escravidão no Egito. Outro exemplo de revelação aprticular deu-se quando o Senhor entregou os Dez Mandamentos a Moisés, no monte Sinai, ou ao falar por intermédio dos profetas, ao vir à Terra na pessoa de Jesus e ao aparecer para Paulo na estrada de Damasco.


*ALGUMAS VISÕES DE DEUS.
-Visão de Daniel= Dn 7.1-28
-Visão de Ezequiel= Ez 1.1
-Visão de Isaías= Is 6.1
-Visão de João= Ap 4.1
-A própria visão de Paulo= 2 Co 12
*O PERIGO DE SE APOIAR EM VISÕES SEM O DEVIDO RESPALDO BÍBLICO: Gl 1.8
Vejamos alguns exemplos:
*Ellen G. White, da seita adventista
*Joseph Smith, dos mórmons
Dentre outros....
3. A GLÓRIA DOS SOFRIMENTOS POR CAUSA DE CRISTO
*QUAL ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO? 2 Co 12.7
"E, para que me não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar"
Tenho visto várias versões e até mesmo "revelações" acerca do que seria realmente o tão famoso espinho na carne que sofria o apóstolo Paulo. Lembramo-nos que nunca, em hipótese alguma, devemos ir além, ou afirmar aquilo que a Palvra de Deus não nos dá condições para assim fazer! ver Dt 29.29
Vejamos algumas hipóteses do que seria este tal espinho, sempre lembrando que por mais que apresentamos argumentos, não passará de especulação, pois a bíblia realmente não permite que venhamos afirmar com certeza o que seria!
*ENFERMIDADE: Usam como base os seguinte texto:Gl 4.12-15.
Não obstante o texto deixe bem claro que Paulo realmente sofria de alguma enfermidade física quando visitava as igrejas, em nenhum momento podemos afirmar ser este o espinho na carne, até pelo fato do próprio versísulo dizer: "a saber, um mensageiro de Satanás", fica difícil de ligar o mensageiro de Satanás, à doença.
*DIFICULDADE DE FALAR: Usam os textos: 2 Co 10.10 - 2 Co 11.6. Esta sem base alguma, como que alguém que tem dificuldade de falar, pregaria até a meia-noite? ver At 20.7
*GANÂNCIA:
Te todas as hipóteses esta é a mais esdrúxula, usam como argumento o texto de Rm 7.8. Nesta ocasião o apóstolo esta exemplificando a luta da carne contra o espírito, o fato da expressão "despertou em mim", não quer dizer que ele era ganancioso(que só visa o lucro,que tem âmbição de ganhar) é só ler as seguintes textos: 2 Co 12.14 - 1 Ts 2.9 - 2 Ts 3.8
*PERDA DA VISÃO: Usam como argumento Gl 6.11. As letras grandes as quais se refere o Apóstolo, não diz respeito a falta de visão, mas sim uma simbologia para garantir a seus leitores que a saudação é do próprio punho de Paulo, algo que era frequente na parte final de suas cartas!
*UM DEMÔNIO: Usam como argumento o fato da palavra mensageiro no original bíblico ser a mesma para anjo (Neste caso MAL'AKH-hebraico, ANGELLOS-grego). O que seria difícil de aceitar pelo fato do próprio apóstolo destacar as armaduras espirituais em Ef 6.10-13
*ALGUÉM USADO POR SATANÁS PARA ATORMENTAR A VIDA DE PAULO:
(Atrapalhar seu ministério, lembrar o passado de Paulo como Fariseu e perseguidor, falsos mestres que disseminavam a heresia nas igrejas fundadas por Paulo)
De todas as hipóteses esta me pareçe ser a mais convincente pela análise a seguir:
O apóstolo Paulo usa algumas simbologias, dentre elas, espinho: dificuldade, embaraço, tormento.
Biblicamente é comum o termo espinho estar ligado ao fato de pessoas ímpias atormentando a vida de pessoas crentes: ver Nm 33.55 - Js 23.13 - Jz 2.3 - 2 Sm 23.6
Podemos entender com tudo isso que o espinho na carne de Paulo, como uma experiência dolorosa, que se constituía numa dificuldade que o acompanhava e o prejudicava muito, mas não ao ponto de fazer ele desistir de seu ministério, porque como ele mesmo afirma, o Senhor falou: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..."
2 Co 12.9

Boa-aula à todos
Ev. Rodrigo Alves

Nenhum comentário: