sábado, 8 de maio de 2010

SUBSÍDIO LIÇÃO 6 - Escola Dominical


A SOBERANIA E
A AUTORIDADE DE DEUS
TEXTO ÁUREO:"Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" Rm 9.21
VERDADE PRÁTICA: Em sua inquestionável soberania, Deus trata as suas criaturas como bem lhe aprouver. Submetamo-nos, pois, à sua perfeita, infinita e sábia vontade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jeremias 18.1-10

I. A VISITA À CASA DO OLEIRO
*OLEIRO: aquele que trabalha em olaria.
*OLARIA: fábrica de louça de barro: vaso, manilhas, telhas e tijolos.
*Quem é o oleiro?: Deus Is 64.8
*Quem é o barro?: nós
*O que são as rodas?: a vida. O oleiro gira a roda e apenas controla como ela vai se deslocar, de acordo com a sua soberana vontade!
*O que é o forno?: as provações.

II. A SOBERANIA DE DEUS
*SOBERANIA: qualidade de soberano, autoridade suprema, poder supremo, excelência, primazia, altivez.
"Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os seus abismos" Sl 135.6
*SOBERANIA NA CRIAÇÃO: Rm 11.36 - Pv 16.4
*SOBERANIA NA ADMINISTRAÇÃO: Mt 5.45 - Jó 28.24-27
*A SOBERANIA DE DEUS NA IGREJA: Ef 1.22
*A SOBERANIA DE DEUS AOS ANJOS E POTESTADES: 1 Pe 3.22
*A SOBERANIA DE DEUS NA MORTE: Ap 1.18

*ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO:
-ELEIÇÃO: Ato de eleger, escolha, nomeação.
-PREDESTINAÇÃO: Ato ou efeito de predestinar, destinar antes.

*CALVINISMO X ARMINIANISMO
O Calvinismo e o Arminianismo são dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação. O Calvinismo recebeu este nome por causa de John Calvin (João Calvino), teólogo francês que viveu de 1509 a 1564. O Arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês que viveu de 1560 a 1609.Os dois sistemas podem ser resumidos em cinco pontos. O Calvinismo defende a “depravação total”, enquanto o Arminianismo defende a “depravação parcial”. Segundo a “depravação total”, cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, e por isso, os seres humanos são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria. A “depravação parcial” defende que cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, mas não ao ponto de fazer que os homens sejam incapazes de colocar sua fé em Deus por iniciativa própria.O Calvinismo defende a “eleição incondicional”, enquanto o Arminianismo defende a “eleição condicional”. A “eleição incondicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, e não em nada que seja inerente à pessoa. A “eleição condicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação.O Calvinismo defende a “expiação limitada”, e o Arminianismo defende a “expiação ilimitada”. Este, dos cinco pontos, é o mais polêmico. A “expiação limitada” é a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. A “expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte não tem efeito enquanto a pessoa não crê.O Calvinismo defende a “graça irresistível” e o Arminianismo, a “graça resistível”. A “graça irresistível” defende que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação. A “graça resistível” afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado.O Calvinismo defende a “perseverança dos santos”, enquanto o Arminianismo defende a “salvação condicional”. A “perseverança dos santos” se refere ao conceito de que a pessoa que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviar Dele. A “salvação condicional” é a visão de que um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação.
Pela palavra de Deus vemos que a predestinação, é o fato de Deus destinar toda a humanidade para uma eternidade com Ele, está evidente em Ef 1.4-5, e não apenas alguns como pensa o calvinismo. O ser humano pode "perder" sua salvação se não estiver em obediência com a palavra do Senhor. ver Ap 3.11. Do ponto de vista exegético podemos ver em Mt 22.14 que:
MUITOS SÃO CHAMADOS:(predestinação) "toda a humanidade", ...aos que predestinou, a estes também chamou(Rm 8.30).
POUCOS ESCOLHIDOS: (eleição)"aqueles que aceitam e obedeçem a palavra de Deus", ...mas à todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem em seu nome(Jo 1.12).
III. O CRENTE E A VONTADE DE DEUS
-DEVEMOS:
*Descobrir: Ef 1.9
*Entender: Ef 5.17
*Experimentar: Rm 12.2
*Fazer: Mt 12.50
Boa-aula à todos os professores!
Ev. Rodrigo Alves

Nenhum comentário: