sábado, 23 de maio de 2009

SUBSÍDIO lição 8 - Escola Dominical

COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS
TEXTO ÁUREO: "As coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios." 1 Co 10.20
SACRIFÍCIO: renúncia voluntária, sofrer a perda de alguma coisa em favor de algum ideal ou causa, oferenda de algum animal em holocausto.
*O que devemos sacrificar a Deus? -O sacrifício espiritual!ver 1 Pe 2.5 - Rm 12.1
VERDADE PRÁTICA: O crente deve fugir da idolatria, dos objetos, festividades e reuniões que envolvem reverência e adoração aos ídolos.
IDOLATRIA: amor cego, paixão exagerada, objeto de grande amor, ou de extraordinário respeito. É tudo aquilo que tira a primazia de Deus em nossas vidas! ver Lc 12.34
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Co 8. 1-4; 10.14,18-22
Em primeiro lugar devemos analisar o contexto histórico no qual o Apóstolo Paulo responde as dúvidas dos irmãos concernente as coisas sacrificadas aos ídolos.
Como a igreja de Corinto era composta de judeus e gentios, já podemos imaginar o conflito de culturas e questões daquilo que podia ou não podia fazer.Em corinto a maioria da carne era abatida nos templos. O sacerdote ficava com parte da carne, e o resto era usado em festas particulares, ou vendida no mercado. A carne de sacrifício era vendida mais barata, tornando-se assim um atrativo a mais para o consumo entre os cristãos mais pobres. Não é difícil de imaginar também que em muitas festas eram consumidas carnes que foram oferecidas à ídolos e também muitos cristãos participavam destas festas.
Analisando este contexto histórico surgem várias indagações:
*Os cristãos deviam participar destas festas? Havia algum poder demoníaco na carne que pudesse prejudicar o crente? Comer esta carne deixaria o cristão impuro? E hodiernamente os crentes podem participar de qualquer festa e comer qualquer coisa?
1. A CARNE SACRIFICADA. A IDOLATRIA: ASSUNTO ANTIGO, MAS CONTEMPORÂNEO
1 Jo 5.21 "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos"
1. No Antigo Testamento:
*A maior preocupação dos profetas no A.T. é justamente acabar com a idolatria entre o povo de Deus > Am 2.8
*No A.T. a idolatria está mais ligada a confecção de imagens > Ex 20.2-5 > Dt 5.6-10
Como consequência da idolatria o povo de Israel e de Judá experimentaram o cativeiro.
2 Rs 17.1-23 > 2 Cr 36.11-21
2.No Novo Testamento:
Já no N.T. a pratica da Idolatria está mais ligada aos prazeres físicos e a prática do pecado do que imagens propriamente > Ef 5.5 > Cl 3.5 > At 15.29
3. A idolatria hoje:
Há muitos que hoje também ofereçem sacrifícios a ídolos:
*Dinheiro: Aqueles que colocam o dinheiro como prioridade em suas vidas, existem também os mercadores da fé, que pregam ou cantam, não com o intuito de Louvar à Deus, mas pregam e cantam por dinheiro! Lc 12.13-21 > 1 Tm 6.10
*Sucesso: Idolatria a cantores e pregadores evangélicos, tornando-se uma obsessão, pensam que Deus somente opera quando tais estão pregando ou cantando.
*Poder: A sede pelo poder tem feito muitos e muitos disvirtuarem a verdadeira adoração a Deus e acharen que devem ser eles o alvo da adoração > 1 Co 10.31
*Trabalho: O trabalho excessivo tem tomado todo o tempo de muitos cristãos que já não se ocupam com as coisas de Deus!
*Prazer: Pv 21.17
Deus abençoe a todos os professores.
Boa-aula!
Ev Rodrigo Alves.

Nenhum comentário: