sábado, 30 de maio de 2009

ENSINAR


ENSINAR: INSTRUIR, HABITUAR A FAZER ALGUMA COISA, EDUCAR.
RM 12.7: DEDICAR: OFEREÇER-SE AO SERVIÇO DE, SACRIFICAR-SE POR.

QUAIS AS RAZÕES PARA DEDICAR-NOS AO ENSINO:
1 - POR AMARMOS A JESUS:
Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama (Jo 14.21)."
O amor é o maior dos mandamentos.
2 - PARA NÃO ERRARMOS: Jesus disse: "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mt 22.29)
Milhares de pessoas hoje, que caminham para o abismo por aderirem a movimentos, seitas e superstições por causa da falta de conhecimento bíblico.
3 - PARA SERMOS LIMPOS: Jesus disse: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado." (Jo 15.3)
Se nós ganhamos, por exemplo, uma roupa usada, nossa primeira preocupação é proceder na sua lavagem, para depois, e somente depois, usá-la.
4 - PARA APRENDERMOS. Jesus disse: "Aprendei de mim." (Mt 11.29)
É constrangedor alguém nos pedir e não sabermos responder por que razão vamos morar no céu, ou qual é o fundamento de nossa esperança, ou qual é a razão da nossa fé. Aprender de Jesus é uma necessidade de todo o crente que deseja alcançar a glória eterna.
5 - PARA SERMOS SANTOS: Jesus orou: "Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade." (Jo 17.17)
Um dos atributos morais de Deus é a santidade. E ela é para nós uma exigência porque o propósito de Deus é que seus filhos andem em santidade
(Gn 17.1; Js 1.8; 1 Pe 1.16).
6 - PARA SERMOS AMIGOS DE JESUS:
Jesus disse: "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14)
Como poderemos ser chamados amigos de Jesus se não soubermos o que ele nos manda fazer?
7 - PARA SERMOS BEM AVENTURADOS: Jesus garantiu: "Bem-aventurados os que lêem, ouvem e guardam a sua palavra." (Ap 1.3).
De nada me adiantará ler a palavra, e não começar a praticá-la. E de nada me adiantará começar praticá-la e, desistindo, voltar atrás. A palavra de Deus precisa ser lida, analisada, precisa ser crida, valorizada, explicada, precisa ser anunciada, pregada.
O PREPARO BÍBLICO ESPIRITUAL:
PREPARAR: APRONTAR-SE, DISPOR-SE ANTECIPADAMENTE -
2 TM 2.15

1. APRESENTANDO-SE A DEUS:
APRESENTAR:
OFEREÇER PARA SER VISTO OU RECEBIDO, DANDO BOA OU MÁ IMPRESSÃO! CL 3.23
2.PRECISA SER APROVADO:
APROVADO:
AUTORIZADO,ACHADO BOM, JULGADO ACEITÁVEL SER APROVADO:
*No Testemunho Pessoal: 1 Tm 4.16 *Na vida Familiar: 1 Tm 3.5 *Na visa social: MT 5.13-16
3.QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE
MANEJAR:
EXERCER, DESEMPENHAR, TER CONHECIMENTO.HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE MANEJAR E MANEJAR "BEM"
1 Tm 4.13 - 2 Tm 4.13

Um comentário:

Thiago A. Silveira disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo seu excelente blog. Permita-me fazer um comentário exegético de 2 Tm 2.15:

Paulo diz que o obreiro (operário, trabalhador) deve “procurar” (gr. apoídason), i.e., com “zelo persistente e esforço” apresentar-se a Deus aprovado (gr. dókimos), i.e., “aprovado depois do exame ou prova”. “Como obreiro que não tem de que se envergonhar”, i.e., caráter irrepreensível. “Que maneja bem (gr. horthotomunta que significa lit. “cortar em linha reta” = perícia, habilidade) a palavra da verdade” i.e., nas palavras da Bíblia Viva: “Saiba o que sua Palavra diz e o que ela significa”.

Confira meu blog: http://thiagosilveiracarpediem.blogspot.com/

Thiago Silveira