sábado, 13 de junho de 2009

SUBSÍDIO ESCOLA DOMINICAL - Lição 11


A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

TEXTO ÁUREO: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem" 1 Co 15.20
*Porque Cristo é considerado "as primícias dos que dormem", se outras pessoas ressussitaram antes dele?
-Obviamente que Paulo estava falando espiritualmente e simbológicamente! O fato de ter escrito no período de apresentar as primícias(primeiras) da colheita no templo (Lv 23.9-15) ele enxergava a ressurreição de Jesus como as primícias da grande colheita que está por vir, ou seja, os que morreram nEle, em sua vinda ressuscitarão à semelhança de sua ressurreição!

VERDADE PRÁTICA: Sem a ressurreição de Cristo o Cristianismo não existiria.
*A grande diferença entre o Cristianismo e muitas religiões é que Cristo ressuscitou comprovadamente e os demais apenas atestam a morte de seus líderes e não a ressurreição: Maomé, Buda, entre tantos, ainda estão no túmulo! Jesus não está mais lá. Aleluia!


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Co 15.1-10

O capítulo 13 de 1 Coríntios é o grande capítulo do amor do Novo Testamento enquanto que o capítulo 15 é o grande capítulo da ressurreição.
*Ressuscitar: Chamar outra vez a vida, fazer ressurgir, fazer reviver, restaurar, restabeleçer.
A DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO

*É a doutrina fundamental do Cristianismo. Sem a ressurreição de Cristo:
-A nossa fé é vã: 1 Co 15.14 -A nossa pregação é vã: 1 Co 15.14
-Seríamos falsas testemunhas: 1 Co 15.15 -Permaneceríamos em nossos pecados: 1 Co 15.17
-Quem já morreu em Cristo estaria perdido: 1 Co 15.18
-Os Cristãos seriam infelizes: 1 Co 15.19

AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO DOS CRENTES: 1 Co 15.1-58

*A prova histórica: 1 Co 15.1-11
Pelo fato dos filósofos gregos ensinarem que o corpo é a prisão da alma e que, antes a morte libertasse a alma, melhor seria para a pessoa, os gregos não acreditavam na ressurreição dos mortos, em contrapartida a maioria dos coríntios acreditavam na ressurreição. Se não houvesse ressurreição, não haveria salvação, pois um Salvador morto não pode salvar ninguém.
-Os evangelhos atestam para a ressurreição de Jesus: ver Mt 28.1-10
-Atos dos Apóstolos: ver At 2.24
-Pedro e os doze: ver 1 Co 15.5
-500 irmãos: ver 1 Co 15.6
-Paulo: ver 1 Co 15.8

*A prova pessoal: 1 Co 15.12-19
Paulo menciona a experiência pessoal dos coríntios. Ele pregou-lhes o evangelho, eles creram e tiveram a vida transformada em consequ~encia disto. No entanto, se não houver ressurreição, então Cristo está morto, e o evangelho é uma mentira, e se for o caso, a fé cristã é uma mentira, é boa apenas enquanto a pessoa está viva, pois, de acordo com essa concepção, não há esperança após a morte

*A prova doutrinal: 1 Co 15.20-28
Paulo usa o mesmo argumento do capítulo 5 de Romanos: A doutrina bíblica dos "dois Adãos"
A morte entrou no mundo por causa do primeiro Adão, mas foi derrotada por intermédio da morte do último Adão (Cristo). Os que morreram em Cristo ressuscitarão quando Ele retornar. ver: 1 Ts 4.13-18

*A prova prática: 1 Co 15.29-34
É fato incontestável que até muitos irmãos negavam a ressurreição corpórea de Cristo. Também havia um ensinamento herético de falsos mestres que ensinavam o batismo pelos mortos em Corinto.Provavelmente este "batismo" consistia em novos convertidos tomarem o lugar de pessoas que já haviam morrido, também há indícios que este batismo era em favor de pessoas santas que morreram antes de serem batizados. Paulo mostra a insânidade de pessoas que mesmo negando a resserreição praticavam tal batismo.
O PROCESSO DA RESSUREIÇÃO DO CRENTE 1 Co 15.35-49
Paulo inicia o versículo 35 com uma pergunta: Como os mortos ressuscitam? Os corpos ressurretos, terão seu próprio tipo de glória, não é o mesmo que hoje temos.(v.37)O corpo físico é corruptível, é fraco, pertençe ao ambiente natural. O corpo ressurreto transformado é incorruptível, tem poder e glória e pertençe ao ambiente espiritual. Terá a imagem do espiritual.
O corpo da ressurreição será: semelhante ao corpo ressurreto do Senhor: Rm 8.29 -semelhante ao atual, portanto,reconhecível: Lc 16.19-31-visível: Lc 24.39 -Incorruptível:
1 Co 15.42,54 -Palpável: Jo 20.27 -Celestial: 2 Co 5.1-4-vivificado: Rm 8.11
Deus abençoe. Boa-aula
Ev. Rodrigo Alves


Nenhum comentário: