segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TABUS SEM BASE BÍBLICA

QUAL ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO? 2 Co 12.7
"E, para que me não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar"
Tenho visto várias versões e até mesmo "revelações" acerca do que seria realmente o tão famoso espinho na carne que sofria o apóstolo Paulo. Lembramo-nos que nunca, em hipótese alguma, devemos ir além, ou afirmar aquilo que a Palvra de Deus não nos dá condições para assim fazer! ver Dt 29.29
Vejamos algumas hipóteses do que seria este tal espinho, sempre lembrando que por mais que apresentemos argumentos, não passará de especulação, pois a bíblia realmente não permite que venhamos afirmar com certeza o que seria!
*ENFERMIDADE: Usam como base os seguinte texto:Gl 4.12-15.
Não obstante o texto deixe bem claro que Paulo realmente sofria de alguma enfermidade física quando visitava as igrejas, em nenhum momento podemos afirmar ser este o espinho na carne, até pelo fato do próprio versísulo dizer: "a saber, um mensageiro de Satanás", fica difícil de ligar o mensageiro de Satanás, à doença.
*DIFICULDADE DE FALAR: Usam os textos: 2 Co 10.10 - 2 Co 11.6. Esta sem base alguma, como que alguém que tem dificuldade de falar, pregaria até a meia-noite? ver At 20.7
*GANÂNCIA: Te todas as hipóteses esta é a mais esdrúxula, usam como argumento o texto de Rm 7.8. Nesta ocasião o apóstolo esta exemplificando a luta da carne contra o espírito, o fato da expressão "despertou em mim", não quer dizer que ele era ganancioso(que só visa o lucro,que tem âmbição de ganhar) é só ler as seguintes textos: 2 Co 12.14 - 1 Ts 2.9 - 2 Ts 3.8
*PERDA DA VISÃO: Usam como argumento Gl 6.11. As letras grandes as quais se refere o Apóstolo, não diz respeito a falta de visão, mas sim uma simbologia para garantir a seus leitores que a saudação é do próprio punho de Paulo, algo que era frequente na parte final de suas cartas!
*UM DEMÔNIO: Usam como argumento o fato da palavra mensageiro no original bíblico ser a mesma para anjo (Neste caso MAL'AKH-hebraico, ANGELLOS-grego). O que seria difícil de aceitar pelo fato do próprio apóstolo destacar as armaduras espirituais em Ef 6.10-13
*ALGUÉM USADO POR SATANÁS PARA ATORMENTAR A VIDA DE PAULO:
(Atrapalhar seu ministério, lembrar o passado de Paulo como Fariseu e perseguidor, falsos mestres que disseminavam a heresia nas igrejas fundadas por Paulo)
De todas as hipóteses esta me pareçe ser a mais convincente pela análise a seguir:
O apóstolo Paulo usa algumas simbologias, dentre elas, espinho: dificuldade, embaraço, tormento.
Biblicamente é comum o termo espinho estar ligado ao fato de pessoas ímpias atormentando a vida de pessoas crentes: ver Nm 33.55 - Js 23.13 - Jz 2.3 - 2 Sm 23.6
Podemos entender com tudo isso que o espinho na carne de Paulo como uma experiência dolorosa, que se constituía numa dificuldade que o acompanhava e o prejudicava muito, mas não ao ponto de fazer ele desistir de seu ministério, porque como ele mesmo afirma, o Senhor falou: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..." 2 Co 12.9

Nenhum comentário: